quinta-feira, 29 de abril de 2010

Presidente da Copa Lord fala da importância de Tide

Antônio José Leopoldo, conhecido por Jacaré, está se despedindo da presidência da escola de samba Embaixada Copa Lord após três anos de mandato, e não poderia deixar de dar suas últimas contribuições, principalmente se tratando de Nega Tide.

Ainda na presidência, Jacaré nos autorizou a participar do ensaio da Bateria Show da escola, e ainda ficou de nos disponibilizar fotos e vídeos onde a Tide aparece.

Durante o período em que foi Presidente da Copa Lord, Jacaré pegou amizade com a Eterna Cidadã-Samba, e diferente de todos os outros entrevistados, disse que nunca havia visto Tide se aborrecer ou brigar com alguém. "Nunca sabíamos quando ela estava brigando, pois estava sempre rindo e fazendo piada da situação", lembra Jacaré.

Tide sempre desfilava no chão, e não gostava de carros de destaque, principalmente aqueles que eram altos de mais, e teve um carnaval que Jacaré conseguiu converser a sambista de desficar num destes. "Ela queria me matar! Mas no fim, tudo virava uma grande festa", conta rindo.

Copa Lord era a escola escolhida por Nega Tide, e Jacaré diz que ela deixa, não só pra Copa mas pra todas as escolas, além de saudade uma luz de alegria.

Médica que cuidava do tumor de Tide fala com a equipe

A Oncologista Clínica Dra. Lucilda Lima, médica que cuidou do tumor malígno de Erotides Helena da Silva, Nega Tide, participa do Documentário ABSURDA:  A Eterna Cidadã-Samba de Florianópolis.

A médica não pode, em questão da ética profissional, falar de questões particulares de sua ilustre paciente, porém explicou qual o tumor que Tide levava no pé, e revelou que Tide estava esperando passar o carnaval para começar um tratamento mais forte.

De acordo com a equipe médica, desde a Dra. Lucilda até as enfermeiras que à conduziam para a quimioterapia, Nega Tide nunca saia triste do Cepon - Centro de Pesquisas Oncológicas. Ela sempre estava disposta e motivava os outros paciêntes durante a químio. Contaram que às vezes ela ficava um pouco irritada de ter que ficar sentada durante o tratamento, mas quando estava liberada para ir embora o bom humor voltava.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Nega Tide continua sendo homenageada

O Vereador Badeko (PPS) conseguiu a aprovação do seu Projeto de Resolução 1.128/2010, que institui o Troféu "Nega Tide", a ser concedido anualmente, àqueles que se destacaram no Carnaval de Florianópolis.

O Troféu "Nega Tide" abrangerá: Escolas de Samba, Blocos Carnavalescos, Blocos de Rua, Clubes Sociais, Entidades, Associações e afins, que contribuem para o engrandecimento deste evento.

“Nada mais justo do que homenagear essa figura histórica de nossa cidade, que durante toda sua trajetória carnavalesca trouxe tantas alegrias e emoções para a nossa cidade”, justifica o vereador.

Patrícia Areias aceita participar do Documentário

Hoje pela manhã conversamos com Patrícia Areias, que levou o título de Cidadã-Samba três anos consecutivos, de 1988 à 1990.

Patrícia diz ter ficado lisonjeada com o convite, ainda mais sabendo que além de Jaqueline Aranha e Tiago Silva, o próprio filho de Tide, André Visalli, comentou que seria interessante a sua participação no Documentário.

A entrevista ficou marcada para semana que vem, e será na Praça XV, lugar onde Erotides desfilava antes dos desfiles passarem para Praça Paulo Fontes e depois para a Passarela Nego Quirido. A ideia foi da Cidadã-Samba dos anos 80, que lembrou de quando desfilava em volta das praças, como a própria Tide.

Também entramos em contato com "Seu" Teco, Presidente da Velha Guarda da Embaixada Copa Lord. Ele falou que hoje terá reunião da Velha Guarda e será perfeito para conversar com os colegas e verificar quem participará do Documentário. Disse ainda que está à disposição para ajudar.

Em pouco menos de 2 meses o Documentário ABSURDA: A História da Eterna Cidadã-Samba de Florianópolis estará sendo veiculado na Capital.

E não deixe de participar:

Defina em uma palavra a Eterna Cidadã-Samba de Florianópolis Nega Tide. A palavra mais forte, que descreva bem a personalidade e todo o glamour da negra que encantou a Capital, GANHA um DVD do Documentário e lugar VIP no dia da apresentação do mesmo.

Clique aqui e Participe!!

terça-feira, 27 de abril de 2010

Idealizador da Parada da Diversidade apoia documetário

O ex-diretor de turismo da prefeitura, presidente de honra da AEGLTS/SC, idealizador da Parada da Diversidade de Floripa e amigo de Nega Tide, Tiago Silva diz apoiar o documentário ABSURDA: A Eterna Cidadã-Samba de Florianópolis.


Conversamos com Tiago hoje a tarde e ele foi muito respectivo e atencioso. Ficou de nos encaminhar fotos de arquivo que tem junto à Tide e de participar de filmagens posteriores.

Com uma história atrás da outra, Tiago nos presenteou com pérolas da amiga que até então não havíamos ouvido. Emocionou-se ao lembrar da amiga e protetora, como ele à chamava. E ficou triste ao perceber que ainda não "caiu a ficha" que ela já se foi.

Diz que Nega Tide era a alma do carnaval, e que sem Tide o carnaval não será mais o mesmo. Contou que a Parada Gay era para Tide um segundo carnaval. E confessou ainda que chegou a trocar de escola de samba e após a morte da amiga tornou-se Copa Lord: "Agora se eu for desfilar será pela escola de Tide".

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Deputado Édison Andrino nos concede entrevista

Já fazia algum tempo que tentávamos um dia na agenda do deputado Édison Andrino (PMDB). Inclusive por intermédio de Décio, o carnavalesco que hoje trabalha com ele. Mas estava difícil.

Hoje, pela parte da manhã ligamos para o seu gabinete, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, e conversamos novamente com Décio, que por fim conseguiu a entrevista para o período vespertino.

Haviam muitas pessoas no gabinete, e o Andrino teve que ter jogo de cintura para conseguir lidar com tudo aquilo.

Foi ótimo conseguir o depoimento do deputado, sendo que ele foi quem estimulou a entrada de Nega Tide à política, foi ele quem a convidou para entrar no partido e se eleger como vereadora.

Andrino conta que por ser muito polêmica, Tide não conseguiu crescer na política. "Ela era militante política. Trabalhava em prol de sua comunidade, porém não tinha a serenidade que deve ter um político para lidar com certas situações", conta o deputado.

Além da questão política Andrino contou histórias de festas que aconteciam na casa de Tide, e também lembrou da entrada da negra moradora de morro nos clubes que na época eram apenas para brancos de classe alta.

O depoimento do Deputado Édison Andrino (PMDB) estará no documentário ABSURDA: A História da Eterna Cidadã-Samba de Florianópolis, que será apresentado em meados do mês de junho e veiculado por toda Santa Catarina.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dona Uda conta a falta que Nega Tide faz

Hoje conhecemos pessoalmente a Sra. Maria de Lourdes da Costa Gonzaga, a famosa Dona Uda, Presidente de Honra da Embaixada Copa Lord, que sempre esteve à frente ou simplemente presente em todos eventos realizados pela escola. E como ela mesma comenta: "Mesmo na barriga da minha mãe eu já era Copa".

Dona Uda nos conta no documentário sobre o desentendimento que levou Tide largar a escola de samba Protegidos da Princesa, em que a família toda participava, e entrar na Embaixada Copa Lord. "Tide era a Porta Bandeira, era um TODO, era quem puxava a escola", conta Uda com emoção durante a entrevista.


Sobre o carnaval deste ano, em que a Copa Lord ganhou o título de primeiro lugar, Dona Uda conta que todos ficavam falando: "Tá faltando alguém! Tá faltando alguém!". E este alguém era Tide. Que toda fantasiada e iluminada de graça fervia a passarela.

O depoimento da Presidente de Honra vai estar disponível no documentário ABSURSA: A Eterna Cidadã-Samba de Florianópolis, que será apresentado entre os dia 16 e 23 de junho.

Usaremos esse espaço para mostrar o gasto do dia, ou o investimento, e também para não esquecermos:

R$10,00 (fita)
R$ 20,00 (gasolina).

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Defina Nega Tide em uma palavra

Defina em uma palavra a Eterna Cidadã-Samba de Florianópolis Nega Tide. A palavra mais forte, que descreva bem a personalidade e todo o glamour da negra que encantou a Capital, GANHA um DVD do Documentário e lugar VIP no dia da apresentação do mesmo.

Encaminhe para o email: banunes@yahoo.com.br ou deixe em comentário no blog.

A promoção vai até dia 31 de maio! Participe!!!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Fotógrafo Édio Mello nos presenteia com tesouros

Ficamos encantadas após conversar com o fotógrafo Édio Mello. E ele percebeu que o nosso interesse pela vida de Nega Tide é verdadeiro. Não estamos fazendo esse documentário apenas por nota, reconhecimento ou coisas do gênero. Claro que tudo isto será muito bom. E queremos que aconteça e saia tudo perfeito. Mas antes mesmo disso já amávamos o samba, o carnaval, a Nega Tide, e tudo isso misturado. E após esse período, em que estamos descobrindo coisas e conhecendo pessoas, a nossa paixão cresceu.

Édio nos presenteou com fotografias antigas e recentes, tiradas por ele, de Nega Tide. A nossa felicidade não é apenas por saber que conseguimos mais subsídios para o documentário, mas de saber que o fotógrafo que esteve sempre no meio dos carnavais e festas onde a Tide estava está nos ajudando, e teve o carinho de procurar em seu arquivo de negativos (que não deve ser nada pequeno) por fotos em que a Eterna Cidadã-Samba aparecia. Além disso, fez questão de fazer a revelação das mesmas. Obrigada Édio Mello!

Uma sequência de fotos muito bacana é essa que segue. Tide em 2002 na Passarela do Samba dançando no meio da bateria da Embaixada Copa Lord.


A sequência é hilária. Nega Tide vai cumprimentar o amigo e sai levando a latinha de cerveja dele. Maravilhosa como sempre!!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Édio Mello e Hermínio Nunes ajudam com fotos da Nega Tide

Já iniciamos o dia muito felizes. Ligamos para os fotógrafos Édio Mello e Hermínio Nunes, que nos atenderam super bem. O Édio havia ficado de olhar nos arquivos para ver se encontrava fotos da Tide, e as encontrou. Disse que faz questão de nos presentear com elas. :)

O Hermínio, fotógrafo do Diário Catarinense, nos pediu que solicitássemos da Faculdade Estácio de Sá um pedido formal das fotos do veículo. Assim que conseguirmos o documento ele nos deixará ver os arquivos de fotos do jornal.

A Celina está na faculdade e já foi solicitar o ofício. Quem sabe hoje mesmo já conseguimos ir lá caçar tesouros no DC.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Celinho da Copa Lord nos recebe em casa

Para se despedir da cidadã-samba, Erotildes Helena, a Nega Tide, que faleceu de parada respiratória no dia 18 de janeiro deste ano, aos 65 anos de idade, já bastante frágil por lutar contra um câncer no pé, a  Embaixada Copa Lord pediu para o seu maior compositor e vice-presidente, Celinho, que escrevesse uma mensagem para a negra que mais encantou Florianópolis.

Celinho escreveu então essa mensagem, uma homegem, quem sabe se torne ainda uma letra de música...

Pés

Pés que sacudiram a praça
Pés que embalaram a avenida, que provocaram sorrisos
Pés que afugentaram a dor e a tristeza
Pés da vitoria, da alegria da irreverência.
Hoje eles já não sambam
Porem tornan-se melodia
Que ao ritmo da bateria harmoniza esse revés
Nega Tide hoje o carnaval se rende aos teus pés.
Celinho da Copa Lord.


Fomos visitar o vice-presidente da escola de samba que carrega o título de maior compositor da mesma, com 17 samba enredos escritos, que foi a pessoa da Embaixada Copa Lord que teve a responsabilidade de escrever um agradecimento e homenagem a uma das, ou a mais bela, mulher do carnaval da capital.

Sua emoção foi expressada no rosto e nas palavras. Celinho falou muito bem da mulher que para ele era de fibra, de garra, que lutou pelo seu espaço em uma época cheia de preconceitos e divisões explícitas sociais.

Celinho já fez a filmagem para o documentário, em sua sala cheia de troféus. Ainda utilizamos de sua voz para gravarmos a homenegem que ele escreveu, e a intenção é colocar este off enquanto algumas imagens de Nega Tide vão passando ao fundo, mostrando sua beleza na passarela e em casa, no meio dos amigos.

O compositor chegou a fazer uma homenegem em vida para Tide, escreveu e cantou a marchinha de carnaval: "Nega Tide, mil quilômetros de mulher". Ganhou o 1º lugar no concurso. Celinho diz que acredita que só ganhou o 1º lugar porque a amiga subiu no palco e agitou todo mundo que assitia.



Celinho, Nega Tide e o Presidente da Copa Lord, conhecido como Jacaré
Foto dos arquivos pessoais do compositor